segunda-feira, 26 de abril de 2010

ACESSIBILIDADE E TÁXI PARA CADEIRANTES

TÁXI PARA CADEIRANTES

Hoje a Janaína Beatriz chegou na aula com uma denúncia muito importante para postarmos aqui no blog: Ela estava na festa de 15 anos de sua prima neste último sábado e o carro de seu irmão estragou. Portanto, tiveram que aguardar um táxi adaptado durante UMA HORA E MEIA!!! Eles estavam no bairro Sarandi e precisavam se deslocar para Vila Jardim, próximo ao shoping Iguatemi.
QUE ABSURDO!!ATÉ QUANDO OS CADEIRANTES CONTINUARÃO A SER DESRESPEITADOS DESSA MANEIRA???
Esse assunto gerou debates na sala de aula, mas na opinião de Janaína Beatriz, todos os lugares deveriam ter acessibilidade, pois os cadeirantes são seres humanos como todo mundo!

Marcelo comenta:

Há muitos países como o Brasil que tem acessibilidade, mas a diferença entre eles é as leis de acessibilidade. Um dos países que tem acessibilidade é os Estados Unidos!
Um dos primeiros atores que contribuiu para uma pesquisa de adaptações foi o ator Cristofer Reeves. Os portadores de física precisam de lugares adaptados, como rampas em vezes de escadas, calçada sem buracos,etc.

Outras observações a respeito de Acessibilidade:

Jana L.: “mesas de shoping não são adequadas para eu comer um lanche, a minha mãe tem que me dar na boca porque eu não consigo chegar na mesa. E eu não gosto de comer com ajuda porque pareço um neném. Então , quando eu vejo que vou precisar de ajuda, prefiro não comer...

Maicon e Jéssica acham que não tem problema pedir ajuda quando precisa.

Marcelo: “ no Parcão e na Redenção também é ruim de ir porque não tem como passear.”

Jana L: Quando fui na Feira do Livro não conseguia olhar os livros porque era muita gente e ninguém tinha respeito...

Todos eles reclamam da acessibilidade nos banheiros. Marcelo afirma que teve orgulho de conseguir ir ao banheiro sozinho na UFRGS (porque era adaptado) e ele se sentiu um ser humano de verdade.

Maicon afirma que a esposa de um professor sofreu um acidente de carro e hoje é cadeirante e dá depoimentos para outras pessoas.

Marcelo acha que muitos deficientes devem ter sonhos e vontade de fazer muitas coisas e não fazem por medo de não serem aceitos pela sociedade.

Maicon afirma ter orgulho de um primo cego que trabalha e estuda .

Marcelo conhece um senhor que é cego e massagista e escreve coisas lindas.


GRENAL – nesse último Grenal de Domingo, foi abordada a questão da acessibilidade nos estádios. Os alunos acharam que foi muito bom aparecer isso na televisão. Na opinião deles está tendo mais iniciativa de mostrar essa realidade dos cadeirantes na mídia por causa da novela. Janaína Beatriz pensa que a novela é um pouco fantasiosa,mas estão abrindo os olhos para os preconceitos (o ser humano ainda tem muito preconceito).

Reportagem indicada por Janaína Beatriz e Marcelo:

Confira a série de reportagens especiais que o Programa Bom Dia Brasil fez com o título:
“Esse mundo também é meu”, mostrando a vida de cadeirantes: a acessibilidade, a tecnologia e a dança.
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil#/Especiais/Esse%20mundo%20também%20é%20meu

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente blog. Maravilhosa iniciativa Lianeide.
    Leandro - professor da Unilasalle

    ResponderExcluir